Quais os documentos necessários para contratar um funcionário?

Segue a lista completa dos documentos necessários para contratar um funcionário de forma segura e regularizada, conforme as exigências legais:


Documentos pessoais:

  • RG (ou documento oficial com foto);

  • CPF;

  • Comprovante de residência atualizado;

  • Título de eleitor;

  • Certificado de reservista (para homens entre 18 e 45 anos);

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS Digital);

  • Número do PIS/PASEP (se já possuir);

  • Certidão de nascimento ou casamento;

  • Foto 3x4 (para ficha do empregado).


Documentos profissionais:

  • Comprovantes de escolaridade;

  • Certificados de cursos relacionados à função (se a função exigir);

  • Registro profissional (para profissões regulamentadas, como médicos, advogados, engenheiros etc.);

  • CNH (se a função exigir).


Dados bancários:

  • Nome do banco, agência e conta para depósito salarial.


Exames e declarações:

  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) – exame admissional obrigatório;

  • Documentos dos dependentes (RG, CPF, Certidão de Nascimento, comprovantes de frequência escolar e vacinação) para o salário-família (se houver direito).


⚠️ Importante:

  • Alguns documentos podem variar conforme o segmento ou exigências específicas do empregador.

  • Profissões regulamentadas exigem atenção extra à apresentação de registro nos conselhos de classe (CRM, OAB, etc.).


As cópias dos documentos acima devem ser enviadas para a Carmelitas via Microsoft Sharepoint para conferência e efetivação da contratação do novo empregado.

Poderão ser solicitados documentos adicionais a depender das exigências legais as quais o empregador esteja sujeito.